Disciplinas Híbridas

O aluno como protagonista do seu aprendizado

Não é apenas sobre a praticidade de estudar onde quiser. Por meio das disciplinas híbridas, o aluno exerce o papel de protagonista e criativo na construção de seus conhecimentos.

LAI
LAI

Sala
de aula
invertida

Por meio de uma
plataforma digital,
o aluno tem acesso a conteúdos,
atividades e interações
com um professor online,
e depois traz o que aprendeu,
bem como suas dúvidas,
para o momento presencial,
em sala de aula,
também com apoio
de um professor.

Lorena Araújo da Silva - Aluna de Administração

Sou estudante do segundo semestre de Administração e, neste tempo, tenho tido contato com as disciplinas híbridas. São alternativas de aprendizagem muito bem aceitas pelos cursos de graduação e compatíveis com nossas matérias. A disciplina híbrida nos proporciona o contato uma semana com o professor e uma semana em casa, e isso nos incentiva a captar a matéria mesmo neste ambiente de conforto, com procedimentos estratégicos, discussões e aquisição do conhecimento científico, fazendo a integração do presente com o futuro.

Lorena Araújo da Silva - Aluna de Administração

Letícia Souza Couto - Aluna de Jornalismo

O LAI é uma porta para que cada aluno conheça a si mesmo e o mundo. Foi uma grande experiência para mim. A cada módulo, aprendi algo que me ajuda na vida pessoal e na profissional. Uma das aulas mais interessantes e diferentes que tive foi a da dinâmica em sala, em que, a cada etapa, o aluno deveria juntar-se ao grupo com o qual mais se identificava (estilo musical, religião, política, etc.). Com isso, percebemos que aquele colega com quem não havíamos sequer trocado uma palavra tinha mais coisas em comum conosco do que aquele que sempre estava perto. Enfim, acredito que o LAI seja uma boa oportunidade para conhecer as pessoas que estão ao nosso redor, nos entender melhor e aprender a lidar com diversas situações cotidianas.

Letícia Souza Couto - Aluna de Jornalismo

Thais Ramos Scarton - Aluna de Publicidade e Propaganda

A matéria de empreendedorismo do ensino híbrido tem me surpreendido positivamente! O fato de mesclar aulas on-line e off-line me incentiva a ser proativa na hora de adquirir novos conhecimentos, e a proatividade tem tudo a ver com empreendedorismo. A plataforma e os conteúdos disponibilizados on-line são de ótima qualidade e dão os instrumentos necessários para desenvolver as atividades em sala. O ensino híbrido tem me ajudado a trilhar meu caminho sozinha na universidade, me ensinando a tomar iniciativa na hora de aprender e a cumprir prazos de maneira responsável.

Thais Ramos Scarton - Aluna de Publicidade e Propaganda

Sara Teixeira Gama - Aluna de Cinema e Audiovisual

O ensino híbrido tem sido uma proposta inovadora dentro da São Judas. É uma matéria que propõe novas formas de integração da tecnologia aos métodos de ensino, o que nos traz uma provocação para reinventar, além de proporcionar ideias de projetos. O ensino híbrido nos traz muitos benefícios, entre eles a facilidade que o modelo de ensino propõe ao adaptar tempo, modo, ritmo ou local. Eu posso assistir às aulas pelo meu notebook, em casa, ou pelo meu celular, na universidade, em um parque ecológico, durante a viagem de ônibus ou tomando um café. Além de permitir o estudo em grupo ou individual, oferece abertura para que o aluno tenha controle sobre parte de seu estudo, tomando decisões que favoreçam sua autonomia e estabelecendo a relação do aluno com a tecnologia, sendo uma ferramenta para construção do conhecimento e personalização do ensino.

Sara Teixeira Gama - Aluna de Cinema e Audiovisual

Alice Couto Bagdzius - Aluna de Ciências Biológicas – Licenciatura

O ensino híbrido disponibilizado em algumas matérias do meu curso na São Judas traz uma proposta diferente da sala de aula com a qual estamos acostumados. Todo conteúdo teórico é disponibilizado no portal por meio de aulas on-line com vídeos e textos e uma apostila de conteúdo. Já na sala de aula, temos espaço para a discussão dos temas abordados. Como as aulas presenciais acontecem a cada 15 dias, tenho tempo para acompanhar o conteúdo on-line sem comprometer o resto da minha rotina. É bom frisar que o professor da parte on-line, mesmo estando só na plataforma, acompanha todo meu trajeto, tira dúvidas e envia mensagens sobre meu desenvolvimento na matéria. Além disso, debates específicos e certos aprofundamentos do tema podem ser feitos com o professor e os colegas em sala de aula. Já é minha terceira matéria on-line, pois tenho uma por semestre, e tem sido uma experiência legal, sem qualquer prejuízo para aprendizagem do conteúdo devido ao embasamento teórico preparado pelo professor no início do semestre.

Alice Couto Bagdzius - Aluna de Ciências Biológicas – Licenciatura